Desenhar todos dos dias – a chave do sucesso e a pedra no sapato.

Não tão recentemente eu vi um vídeo no YouTube sobre sete hábitos de desenhistas bem sucedidos. Mais recentemente eu vi um outro vídeo falando sobre a diferença entre Arte e Criatividade – o quanto o talento nato ajudava ou atrapalhava. Estes dois assuntos são muito interessantes e eu espero falar sobre eles aqui no blog – mesmo que eu fale para o vento. Alguém ainda lê blog em 2017?! Mas uma coisa os dois artigos têm em comum. Caramba, é o mesmo conselho que todos os professores têm em comum, mesmo que não sigam seu próprio conselho: a chave para progredir no desenho é desenhar TODOS OS DIAS.

About-Cleaning

E se você pudesse ver o aspecto que seu lado artístico tem?

Nós escovamos os dentes todos os dias. Aqui no Brasil é comum tomar banho todos os dias. Existem vários hábitos que conseguimos seguir diariamente. Por que desenhar todos os dias é tão difícil? Atente que estou excluindo as pessoas que desenham todos os dias da conversa porque elas já resolveram sua vida. Existem pessoas que desenham oito horas por dia, como Marco Mazzoni e Marco Bucci. Estes são artistas muito bem-sucedidos. Jim Davis diz em seu site que tem hora para pegar nos quadrinhos de Garfield todos os dias, depois dos exercícios físicos. Exercícios físicos também deveriam ser feitos diariamente, mas confesso que acho esse hábito outro desafio!

doggie

Marco Mazzoni resolveu fazer um livro infantil e começou uma campanha “bookstart”. Em um mês o livro estava financiado e em dois estava pronto!

Acontece que desenhar todos os dias não é garantia de que você vai imediatamente ser bem pago pelos seus trabalhos e ter suas contas pagas – mas é garantia que você vai crescer muito no ofício de desenhar. Ter destreza em algo que você ama fazer é algo divino. Como todas as virtudes divinas, há sempre a tentação trabalhando contra!

E se sair uma porcaria? E se eu não conseguir desenhar nada de bom? Não vou desenhar sem inspiração porque não vou ter prazer nenhum em desenhar. Se desenhar virar uma obrigação eu vou detestar fazer isso do mesmo jeito que detesto arrumar meu quarto!

marco-bucci-owels

Falaremos muito de Marco Bucci aqui. Ele trabalha para grandes estúdios, faz tutoriais no YouTube e trabalha como professor há mais de dez anos. Ele tem muito o que ensinar.

Aí é que está! Se você não arrumar seu quarto diariamente, se não lavar louça diariamente, se não tomar banho diariamente cedo ou tarde essa atitude relapsa vai mostrar alguma consequência medonha. A consequência vai estar na sua cara! A natureza se encarrega de criar bactérias que vão contar para todo mundo que você não cumpre com suas tarefas diárias. No desenho, não. No desenho sua capacidade de enfrentar desafios, fazer algo de novo e se desafiar irão atrofiar, criar um monstro de hesitação enorme para você enfrentar toda vez que precisar criar algo e você entrará no clube que muitos artistas célebres, inclusive Leonardo Da Vinci, entraram: o clube dos que deixam tudo para o último dia e acabam não entregando trabalhos.

aa-ma17-qa-jim-davis-draws

Jim Davis está sempre se modernizando, tem uma rotina de exercícios e hora para começar a trabalhar e para terminar. Organização e disciplina que garantem um baita sucesso.

Você pode se consolar com o fato de artistas que não desenham sempre e que deixam tudo para a última hora são a regra, e não a exceção. O importante é você também lembrar que artistas bem sucedidos – que se sustentam exclusivamente com a arte – também são a exceção.

Falaremos mais sobre esse assunto desagradável em outros posts. Eu não me incomodo de postar coisas desagradáveis porque ninguém está lendo mesmo! A não ser que você queira compartilhar ou comentar… Aí eu não vou me sentir tão só.


Para quem ficar interessado: (e souber Inglês – sinto muito, galera. Sem inglês não dá para aproveitar o que a internet tem para oferecer de melhor).
Vídeo de hábitos de artistas eficientes:

2 Respostas para “Desenhar todos dos dias – a chave do sucesso e a pedra no sapato.

  1. Jéssica Bertolino Ortiz.

    Eu sei que desenho um pouco, mas eu podia está incrivelmente melhor, minha mãe inclusive (sincera, como sempre) já tinha me avisado sobre isso. Desenho desde pequena. Uma paixão de berço, mas infelizmente fui jogando pra escanteio devido a tantos outros focos. Eu vou começar novamente manter a linha e quem sabe um dia consigo divulgar com orgulho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s